terça-feira, 10 de maio de 2016

Aprendendo a fazer ceviche com o Rolando

Boa noite pessoal!
Hoje nosso Blog tem o prazer de apresentar a receita do Ceviche, um dos pratos mais tradicionais da culinária peruana. O Ceviche é um prato cuja base é peixe cru marinado e vários outros ingredientes. 
Achei interessante a frase que li no site http://www.portalorganico.com.br/artigo/26/o-que-e-ceviche, que fala que "Ceviche é uma preparação e ao mesmo tempo uma técnica de conservação",  graças ao suco do limão que "cozinha" o pexie cru.
Eu nunca tinha feito o Ceviche! Tinha uma idéia de como seria, mas a receita....
Mas, os caminhos da vida fizeram com que eu tivesse a chance de aprender e preparar este prato com um peruano aqui na minha casa! 
Rolando Emiliano Alvan Alegre é namorado da minha tia Rejane, irmã da minha mãe. Ele nasceu em Lima, capital do Perú e está residindo em solo brasileiro desde 31 de dezembro de 1972. Questionei sobre o motivo de ter vindo e ter ficado, ele respondeu: "Foi o motivo de aventura, conhecer outra cultura e me apaixonei por tudo". Que sorte da minha tia conhecê-lo pois é um cara muito legal e a minha, pois tive a chance de ter aula prática e as dicas que os livros as vezes não trazem e, no final, ainda degustar o prato.
Bem, vamos a receita e a preparação?

Ingredientes:
1,5 kg de peixe branco (usamos filé de anjo)
500 gramas de camarão pequeno
500 gramas de calamar (ou lula, se preferirem -  também pode ser usado o polvo)
3 cebolas roxas médias
2 pimentas dedo de moça
6 dentes de alho
1 pedaço pequeno de gengibre (uns 7 centrimetros)
7 limões (dependendo do tamanho pode ser um pouco mais, pois a receita precisa de bastante suco do limão)
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Para acompanhamento: 1,5 kg de batata doce
Para decoração do prato: 1 pé de alface

Preparação:
O prato começa na noite anterior ao do consumo, quando colocamos o camarão e o calamar em panelas separadas, por 5 minutos, após a água começar a ferver. Após o tempo fervando, escorrer e colocar na geladeira até o dia seguinte.

No dia seguinte, o trabalho começa com o corte do peixe, em pedaços pequenos. O calamar também é cortado em pedaços semelhantes ao peixe. Pode ser necessária uma nova limpeza do calamar, devido ao seu mecanismo de proteção ser uma tinta escura que solta para se defender, aí na hora do corte se faz uma limpeza com água.
Depois de limpos e cortados, temos o peixe, o camarão e o calamar em quantidade bem semelhante e em pedaços bem parecidos. Aí juntamos em um prato.
Após é necessário cortar os ingredientes, pimenta, cebola, alho e gengibre, pois serão misturados no prato acima.
Passo seguinte: misturar os ingredinetes acima no prato onde estão o peixe, camarão e o calamar, misturando bem para dar gosto do gengibre, cebola, alho e pimenta.
Após, espremer os limões e colocar por cima do prato e misturar mais uma vez todos os ingredientes. Acrescentar pimenta do reino e sal para ajustar o tempero eo sabor final.
Deixar descansar por umas duas horas.
Enquanto isso preparar a batata doce, deixando ferver na panela até estar no ponto para consumo. Depois é só descascar.
 Voltando ao prato principal, depois de deixar marinando, é só preparar a apresentação, decorando prato com alfce ao redor, deixando o visual "show de bola"!!!

Com vocês o Ceviche, acompanhado de batata doce e de outro prato peruano chamado Causa (abordaremos em outra postagem no Blog). Para beber uma cerveja Cristal Baden Baden, ideal para harmonizar com camarão e carnes brancas.
 Apresentação:                                                                                   
Valeu Rolando, ficou muito bom e eu aprendi!!! Fatlou a nossa foto para ilustrar a postagem, mas não faltará oportunidade!
Até a próxima!