domingo, 8 de maio de 2016

Dicas de boa gastronomia pelo mundo - parte 1

Olá,
Hoje começaremos um novo tipo de  tópico no Blog. Acredito que dicas sempre são boas de serem transmitidas, principalmente com relação a locais que ainda não conhecemos e que alguém de nosso convívio visitou e pôde desfrutar da gastronnomia do local, seja ela a requintada ou aquela que é acessivel e mais popular mas nem por isso deixa de ser prazerosa e saborosa.
As primeiras dicas vem da Itália, do colega de Correios Marcelo Moraes. Em fevereiro deste ano ele esteve visitando cidades da Itália e pedimos a ele que comentasse um pouco sobre as pizzas, quais as impressões que ele ficou com relação a este prato típico da culinária italiana. E do qual eu particularmente sou fã...pizza é muito bom....Mas vamos as dicas!!!
As pizzas que mostramos abaixo são da cidade de Sorrento, região da Campania, provincia de Napoles.
                                          Pizza de rucula com tomate seco.

                                          Pizza de cogumelo e tomate seco
 
Cada pizza é de um restaurante diferente. Nosso convidado fez as  seguintes ponderações quanto questionado sobre as diferenças entre a pizza italiana e brasileira:
- O sabor da pizza em si é bem parecida com as do Brasil, porém na Itália não são feitos tantos sabores como no Brasil, as pizzas são mais tradicionais como rucula com tomate seco, muzzarela, marguerita, etc;
- O rodízio é uma exclusividade do Brasil, o que existe na Itália são locais de atendimento expresso onde o cliente escolhe as fatias de pizzas prontas (alguns sabores disponíveis), o atendente corta, aquece, coloca em ima embalagem e o cliente leva pra consumir em casa;
- A pizza não é exatamente redonda. No Brasil a pizza tem a forma mais equilibrada em termos de sua circunferência do que na Itália;
- Massa mais grossa na Itália do que no Brasil;
- A pízza no prato serve duas pessoas e tem preço médio entre 7 a 9 euros, dependendo do restaurante e do sabor escolhido.
Quando visitar a Itália, não esqueça: experimente a pizza! Sorrento é uma boa pedida!
Ah, uma curiosidade: estudos indicam que a pizza surgiu seis mil anos antes de Cristo através dos egipcios, que desenvolveram uma massa baseada na mistura da farinha com água. Esta receita simples acabou percorrendo civilizações ao longo dos anos. Até que durante as Cruzadas a receita chega ao porto de Napoles, na Itália. A partir daí temos a pizza servindo de alimentos aos pobres, com a adição de algumas ervas e azeite, muitas vezes servida como se fosse um sanduiche. Somente após este contato com os italianos, mais precisamente com os napolitanos, é que a pizza tornou-se redonda, com massa assada e contou com o acréscimo de temperos como manjericão orégano, etc.
Então, pizza uma invenção anterior aos italianos, porém da forma consumida nos dias de hoje temos que agradecer aos napolitanos!
No Brasil foi instituido o Dia da Pizza, comemorado dia 10 de julho, desde 1985.
Até a próxima!!!