sexta-feira, 29 de abril de 2016

Almoço no Mercado Público - parte 1 - Restaurante Naval

Passear no centro de Porto Alegre, mais precisamente no Mercado Público, em pleno sábado, pode parecer um programa não muito empolgante, porém a qualidade e variedade de produtos disponíveis acabam compensando o tumulto, a correria e a quantidade de pessoas que decidem fazer o mesmo.
Ainda mais se chegando perto do meio-dia chover e a fome bater forte, aí você acaba decidindo continuar no Mercado Público e degustar as variedades disponíveis no lugar.
Desta vez o local escolhido foi o Naval, restaurante inaugurado em 1907 e que resistiu a enchentes e demais problemas que ocorreram com o Mercado Público ao longo dos anos. Também se destaca pois foi um dos bares frequentadores por boêmios de Porto Alegre e visitantes ilustres que estavam em nossa capital a trabalho ou a passeio.
Apesar de ser um destaque nos frutos do mar, tem um prato que gosto muito, já experimentei algumas vezes com os colegas de trabalho e no sábado dia 23/04 levei a família para degustar: o Entrecot da Casa.
A experiência começa com uma entrada muito especial: bolinhos de bacalhau, que são apresentados em um formato diferente que mostro abaixo:
O prato principal é acompanhado de uma salada mista, com alface, cenoura, rúcula, palmito, tomate:
E finalmente, o prato principal, que é o Entrecot da Casa acompanhado de arroz, batatas fritas e farofa, a imagem fala por si só:
O Entrecot mal passado, com o sal na quantidade certa, fica perfeito.
Prato montrado para consumo imediato:
Um acompanhamento chama a atenção: uma geléia de pimenta, forte mas ao mesmo tempo adocicada, que acompanha bem tanto o bolinho de bacalhau como o Entrecot. Faltou a foto da pimenta, mas quando for almoçar lá peça ao garçom, vale a pena.
Uma porção de bolinhos de bacalhau, o Entrecot com arroz, fritas e farofa, acompanhado de salada, mais um suco de uva e um H2O totalizou R$ 97,00 (10% incluso). Vale a pena experimentar.
Até a próxima!