segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Pausa na cozinha: reflexão sobre oportunidades de negócios!

Olá leitores!
A ideia hoje é apresentar um "case" de sucesso de como aproveitar oportunidades.  
Lembro como se fosse hoje. 
No Mercado Público, em um espaço pequeno na entrada do Armazém Japesca, um sushiman (que até hoje permanece ligado a Japesca, o Marcelo) começou a fazer temakis, inicialmente nos sabores  salmão e filadélfia. Pelos meus cálculos, mais ou menos sete anos atrás, não tenho bem certeza, fui um dos primeiros clientes a comprar para lanche e almoço e também para levar para casa (falo desta época pois a Giulia com um ano e meio para dois já comia temaki e adorava!).
Na minha opinião, foi  uma dos principais movimentos ou "pontapé inicial" para a expansão da comida japonesa, principalmente dos pratos com o peixe cru, que notadamente aconteceu em Porto Alegre.
E a grande sacada da Japesca foi trabalhar com o insumo que é sua matéria-prima principal: o peixe e demais frutos do mar! Sim, pois se você comercializa grandes quantidades de peixe, a preços mais baixos, acaba tornando seus pratos mais acessíveis para venda. O preço do temaki neste início era R$ 5,00, um valor de alto apelo popular, justamente o que alavancou as vendas e o crescimento da rede. Neste período inicial eram constantes as filas no horário de almoço, o ideal era sempre tentar ir antes ou depois.
Claro, aquele espaço no Armazém Japesca ficou pequeno, não comportou mais  A partir daí surgiu uma rede composta hoje por 12 unidades em Porto Alegre, sendo uma unidade apenas de tele entrega, uma unidade móvel e lojas em vários pontos da cidade. A 13ª. unidade já pode ser encontrada em Canoas.
Se quiseres conhecer mais sobre o Grupo Japesca, sua história, acesse: http://www.japesca.com.br/
Como sempre disse aqui no Blog, acredito que a gastronomia e a culinária são não feitos apenas de receitas, são feitas de amor pelo que se faz, pela qualidade com que se faz, pelas oportunidades que são aproveitadas, enfim, este texto sobre a Japesca ilustra um pouco isso, apostar em um mercado tendo a matéria-prima disponível e crescer através do marketing e da divulgação e expansão da rede.
Quem sabe uma ótima oportunidade esteja muito próxima do seu negócio e pronta para o sucesso?
As vezes não adianta ter a matéria-prima ou ter a ideia, o necessário é ter a capacidade de unir de forma sólida e consistente estas duas perspectivas, o que pode ser o sinônimo de satisfação pessoal e resultados profissionais.
Até a próxima!

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