terça-feira, 13 de setembro de 2016

Gengibre em conserva - aprenda a fazer!

Olá caros leitores!

Hoje vou apresentar para vocês uma receita bem simples, gengibre em conserva. O gengibre é um famoso rizoma (faltou nesta aula de biologia? kkk, rizoma são tipos de plantas com caule subterrâneo) muito utilizado na culinária japonesa, peruana, marroquina, enfim, o gengibre tem um sabor bem marcante e com vários benefícios para a saúde.
Antes de apresentar a receita e as fotos do passo-a-passo, vamos a pouquinho de história: o gengibre tem sua origem na ilha de Java, mas também existem literaturas que colocam a Índia e a China como outras prováveis origens. O certo é que através das Cruzadas esta especiaria chegou até a Europa e daí se disseminou por outros países.
Também quero destacar os benefícios do gengibre para o nosso organismo, acredito que não se tenha ideia do bem que pode trazer..
Vamos citar alguns:
- Auxilia na perda de peso;
- Tratamento de azia e gases intestinais;
- Atua como antioxidante e anti-inflamatório;
- Tratamento de náuseas, vômitos e auxiliar;
- Prevenção de alguns tipos de câncer;
- Aumento da libido;
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Acelera o metabolismo;
- Tratamento de infecções e inflamações na garganta;
Se pesquisarmos na literatura, acharemos mais vantagens. Cabe o alerta de que existem algumas restrições para consumo, para portadores de algumas enfermidades, pois pode ocorrer taquicardia, insônia, hipoglicemia, etc. Se for o seu caso, procure um médico antes de utilizar o gengibre na sua alimentação.

O consumo do gengibre pode ser feito através de chás, sucos, cru, ralado, como tempero, etc. Vamos nos deter hoje na receita do gengibre em conserva, que é um acompanhamento para pratos japoneses, principalmente de pratos com peixe cru e que neste caso serve para "limpar" seu paladar, quando se muda de um peixe para outro, para o sabor não se confundir e não se misturar.
Aqui em casa utilizo como tempero para saladas (em substituição ao sal) e também como acompanhamento para carnes e massas.

Então, vamos para a receita?

Ingredientes:
600 gramas de gengibre;
1 xícara e meia de açucar;
1 xícara e meia de vinagre;
1 colher de chá de sal;
Descascar o gengibre e depois cortá-lo em fatias finas.
Colocar em uma panela com água e levar ao fogo, quando levantar fervura deixar ferver por dois minutos.

Escorrer e separar.
Em outra panela colocar o açúcar, o vinagre e o sal deixando ferver o vinagre. (Nesta parte vale ressaltar algumas dicas: se você quiser deixar o caldo mais ou menos doce, mais ou menos ácido, é só ir acertando a quantidade do açúcar (talvez precise colocar um pouco mais do que o previsto inicialmente), deixando também o vinagre ferver um pouco mais. Através da fervura do vinagre você também pode determinar se o caldo vai ficar mais liquido ou mais grosso, podendo chegar quase a uma calda, conforme a sua preferência. Mas não deixe passar demais pois o liquido é importante para dar o  sabor ao gengibre e precisa "tapar" os pedaços no recipiente que for utilizado).

Quando chegar no ponto e sabor desejado apagar o fogo. Deixar o caldo esfriar.
Colocar o gengibre em um recipiente de vidro, colocando por cima o líquido.
Deixe descansar por dois dias e depois é só consumir.
Dura bastante tempo na geladeira, aqui emc asa não dura mais que um mês e meio.... o pessoal gosta muito!!!
Dica: para pessoas com controle dos niveis de glicose, a idéia é colocar adoçante em pó ou liquido em substituição ao açúcar, sendo necessário achar a quantidade certa para garantir que o gengibre fique um pouco doce.
Bem, chegamos ao final de mais uma vez postagem de nosso Blog, espero que vocês tenham gostado e, o mais importante, tentem fazer a receita na sua casa.

Alguns sites com informações bacanas sobre o gengibre caso queiram conhecer um pouco mais:
Até a próxima!!!

Nenhum comentário: