terça-feira, 17 de maio de 2016

Caldo de peixe, camarão frito e tainha na grelha, que domingo!

Olá amigos, boa noite!

Neste domingo passado, dia 15/05, dia internacional da família, o dia acabou virando realmente uma festa de família....uma verdadeira festa gastronômica, juntando parte da familia Toniolo gaúcha e a fanilia Toniolo catarinense!!!!
O cardápio foi dividido entre os participantes, arroz, saladas, sobremesas, tudo muito bem feito e bem apresentado. Mas os pratos principais é que acabaram sendo o assunto principal para apresentar aqui no Blog. Caldo de peixe e Tainha na grelha feitos pelo meu irmão Luiz, gaucho radicado em Floripa há 25 anos e Camarões fritos com cebola e cebolinha feitos por mim.
O mais importante destes pratos é um comentário que meu irmão dá sobre os pratos que fizemos, que não é necessário ser especialista para fazer determinados pratos (convido a asistirem o vídeo na Fanpage do Blog no Facebook, o vídeo que gravamos no início dos preparativos, vale a pena!). E posso dizer que  a idéia colocada por ele é compartilhada por este Blog: tentar, arriscar, ter sabor, ter qualidade, agradar ao paladar, mesmo se muitas vezes sem ter especialidade naquele prato ou naquela especiaria.
Bem, vamos as descrições dos pratos feitos pelo meu irmão (da receita, modo de fazer, etc), desta vez com uma novidade: alguns videos gravados através da Fanpage Panela Forno & Amigos via Facebook, que transmite ao vivo para quem está ligado na página (faremos novas gravações destas, podem ter certeza!!1)

Caldo de peixe
Ingredientes:
1,5 kg de camarão pequeno
1 cebola grande
2 pacotes de caldo de peixe pronto (provenientes de Santa Catarina, mas deve ter algum similar por aqui, vou olhar no Mercado Público)
1/2 xícara de salsinha verde
1/2 xícara de cebolinha verde
Óleo para dourar a cebola
Sal a gosto para o ajuste final antes de servir

Preparo:
Aqueça a panela (pode ser uma panela alta, pois rende bastante, esta quantidade de ingredientes serviu 14 adultos e uma criança, e ficou um gostinho de quero mais) Coloque o óleo e após a cebola para dourar.
Próximo passo segue em vídeo (colocar os camarões):
Após refogar o camarão, sem deixar cozinhar demais,  é o momento de acrescentar o caldo de peixe (em vídeo também!! que chique...kkkk!!):
Deixar cozinhar um pouco, verificar sal (se precisar é só acrescentar), caso não precise colocar salsinha e cebolinha, mexer e servir!!!
OBS: o Caldo de peixe fez sucesso pois ficou muito saboroso, casou perfeitamente com um dia frio e chuvoso como estava em Porto Alegre. A dica é que uma pimentinha daria um realce bem especial, dito pelo nosso cozinheiro, mas que acabamos não usando no dia.
 
 
Camarões fritos com cebola e cebolinha
Ingredientes:
700 gramas de camarão médio/grande (veja na imagem abaixo o tamanho que usamos)
1/2 cebola grande cortada em pedaços maiores (estilo cebola para yakisoba)
1 xicara de cebolinha verde (da parte inferior do talo, onde ela é mais crocante e tem um sabor mais apurado)
Preparo:
Deixei o camarão marinar em suco de limão, sal, um pouco de azeite de oliva. Após frigideira com óleo e fritei o camarão  pelo tempo certo para não deixá-lo ressecado e duro. Após fritar todos dourei a cebola e um pouco antes de apagar o fogo coloquei a cebolinha verde.            
(O vídeo com a preparação dos camarões pode ser assistido na Fanpage Panela Forno & Amigos no Facebook).

Tainha na grelha
Ingredientes:
3 tainhas com um total de 6 kg (tainha sem cabeça , sem rabo e limpa por dentro)
Tempero a gosto para as tainhas (sal, alecrim, orégano, etc,)
Preparo:
Realizar cortes (conforme a imagem abaixo) para o tempero penetrar e também para assar de forma mais uniforme.
 Colocar na grelha conforme a imagem abaixo:
 
 Colocar no fogo, usamos um saco de 5 kg de carvão para aprontar as 3 tainhas que fizemos.
 
Ir controlando, virando a grelha para assar dos dois lados, não cuidamos um tempo preciso, vai muito da observação e da certeza de que está assado, conforme vemos na imagem abaixo:
Para acompanhar a tainha meu irmão fez também um pirão com ovas de tainha, farofa pronta de pacote (tipo de churrasco) e cebola. Ele dourou um pouco a cebola, colocou as ovas de tainha , refoga bem pouco, mistura a farofa e a partir daí é só atingir o ponto desejado (deixamos mais sólido, sem ficar tão liquido).
Para quem não conhece, abaixo estão as ovas de tainha, ou melhor, ao abrir estas "bolsas" abaixo é que temos as ovas.

E a turma ficou muito contente, nos alimentamos muito bem, e quebramos um pouco a tradição do churrasco em reunião de família. Tivemos peixe e camarão em um domingo de alegria e confraternização!

A turma reunida na  "selfie":Eu, Ivonira, Gionara, Carlos Alexandre, Isabele, Monique, Rejane, Gustavo, Felipe, Luiz, Rolando, Jeanne, Carlos, Giulia e Bruna.
Até a próxima!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente foi um Domingo especial com a família toda reunida. E a oportunidade de mostrar minha humilde capacidade de inventar e incrementar os mais diversos pratos. E destaco aquilo que meu brother falou: não precisa ser especialiste, só um pouco corajoso e cara de pau no caso de não agradar os convidados. Kkkkk! Cabe lembrar que o alho e a pimenta dão aquele toque especial, mas naquele dia não utilizamos. Por hoje é isto! Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo blog. Beijão pra todos e até a próxima.
Luiz Henrique P Toniolo.