quarta-feira, 13 de abril de 2016

Programas de culinária - segunda parte


Programas de culinária – Segunda parte
Amigos, boa noite! Continuando a apresentação de alguns programas que envolvem culinária, seguem abaixo alguns comentários para que vocês conheçam e, caso desperte o interesse, assistam. O canal TLC  (canal 52 ou 552 no HD) é o local onde estes programas podem ser assistidos.
 Combate culinário (Knife Fight) – A idéia do programa é uma disputa entre dois chefs renomados de restaurantes dos Estados Unidos. O apresentador Ilan Hall disponibiliza um ambiente em seu restaurante “The Gorbals” para este combate, sendo que a despensa está a disposição dos chef’s. O único detalhe é que a cada programa são eleitos 3 ingredientes secretos que, obrigatoriamente, devem ser utilizados em 2 a 3 pratos a serem preparados em 1 hora de combate.
 Ao final, Ilan e mais dois jurados convidados provam e avaliam os pratos que foram feitos. A premiação é com um cutelo, sendo um de tamanho normal escrito “eu ganhei” e um cutelo em tamanho reduzido escrito “eu quase ganhei” para o perdedor.
 Gosto deste programa pois os chefs dão dicas de como utilizar os ingredientes secretos, respeitando características de tempo de  cozimento, textura, sabor, etc.
Desafio culinário (Food Fighters) – O programa apresenta o desafio entre um(a) cozinheiro(a) caseiro(a) e chefs profissionais. As cinco receitas utilizada  durante o programa são definidas pelo cozinheiro(a) caseiro(a), que irá enfrentar em cada round um chef. A receita de cada disputa é definida pelo cozinheiro(a) caseiro(a) e cinco jurados escolhidos aleatoriamente (não são chefs profissionais) avaliam “as cegas” o melhor prato daquela receita. A cada vitória do cozinheiro(a) caseiro(a) o mesmo garante um valor em dinheiro, podendo chegar ao final da disputa com 100mil dólares. Cada derrota para um dos chefs profissionais significa não acumular a premiação daquele round.
 A apresentação da receita fica bastante prejudicada pois a mesma deve ficar pronta em tempos que variam entre 15 e 20 minutos e são intercaladas imagens de ambos competidores.. O maior aprendizado, no meu entendimento, são as dicas e mudanças nas receitas que os chefs profissionais acabam realizando, até para dar um toque mais pessoal ao que eles estão cozinhando.
Hell’s Kitchen – Programa apresentado pelo chef Gordon Ramsey e que consiste em uma disputa entre vários aspirantes a chef executivo. Gordon Ramsey destila todo seu veneno, ironia, conhecimento e raiva nos concorrentes que buscam premiação em dinheiro e geralmente também a vaga de chef executivo em um dos restaurantes de Ramsey. A cada programa um concorrente é eliminado, após prova de atendimento no restaurante Hell’s Kitchen, onde duas equipes travam uma verdadeira batalha para serem os melhores e entregarem os pratos com maior rapidez e qualidade. Gordon Ramsey dá um show a parte quando devolve pratos para serem feitos novamente e quando chama a atenção dos concorrentes que estão em nível abaixo dos outros. Mas também elogia e premia aqueles que se esforçam e produzem pratos de qualidade, com passeios a restaurantes onde chefs proprietários mostram suas cozinhas, seus pratos e suas técnicas para um melhor atendimento.
Kitchen Nightmare – Novamente Gordon Ramsey é o astro principal deste programa que tem uma temática bem interessante: a observação e melhoria em restaurantes pré-selecionados (na verdade ocorre um contato de alguém ligado ao restaurante pedindo a visita de Ramsey). E Ramsey analisa tudo: ambiente, cardápio (pede um prato de cada categoria – entradas, pratos principais, saladas, sobremesas), visita a cozinha e analisa também como está a relação que envolve funcionários e sócios.
Após esta análise inicial a produção do programa realiza um upgrade na decoração, nas mesas e cadeiras e também uma nova concepção de cardápio, recriando pratos e incluindo novidades.
 O programa baseia-se nisto, depois de um tempo a produção, volta para observar se tudo aquilo que foi proposto continua sendo aproveitado pelos donos. Dos programas que assisti vários restaurantes declinaram novamente e vieram a fechar as portas. Em outros casos os donos aproveitaram a chance e decolaram suas vendas e clientela. Acredito que é um programa muito interessante para quem está querendo abrir um estabelecimento comercial voltado a gastronomia, pois ali as situações do dia-a-dia de outros locais pode ensinar bastante, principalmente os “marinheiros de primeira viagem”.

 Resultado de imagem para cake boss
Cake Boss - Buddy Valastro apresenta o cotidiano da Carlos Bakery, sua loja de bolos onde trabalham vários integrantes de sua família. Os mais diversos pedidos de bolos são atendidos por ele e sua equipe e é o atendimento aos clientes e as relações internas do proprietário e seus funcionários o ponto central deste programa. Destaque para os bolos confeccionados de vários tamanhos, cores, com as mais diversas alusões e motivos. Mais recentemente, Buddy esteve no Brasil gravando o “Batalha de Confeiteiros Brasil”, mas este confesso que não tive a oportunidade de conferir.

Kitchen Boss – Para provar sua versatilidade, Buddy Valastro conduz este programa onde apresenta pratos diversos,  carnes, risotos, massas, sobremesas, geralmente acompanhado de algum amigo ou parente. Na maioria das vezes o convidado também fica responsável de harmonizar o prato a ser servido com um tipo de vinho. Buddy explica seus pratos, dá dicas bem legais sobre cada alimento que ele utiliza e como melhorar seu preparo.
 Resultado de imagem para que marravilha claude
Que maravilha!  Claude Troisgros – Chef francês radicado no Brasil, do qual assisti duas modalidades de programa: Que maravilha Chato para comer e Que maravilha Revanche! Duas propostas bem legais:
No primeiro, um participante é indicado por algum conhecido por ser chato para comer, não comer salada, mondongo, etc. O desafio do chef e do seu ajudante Batista é fazer um prato delicioso e irresistível para este “chato”, que só saberá dos ingredientes após degustar (ou não) o que for servido. É um aprendizado para quem tem estes “chatos” em casa e que não comem determinados alimentos.
No segundo, o chef é convidado a visitar uma família e degustar um prato típico feito por algum dos integrantes. Após a degustação, o chef tem que refazer a receita utilizando algum ingrediente surpresa. A meta é agradar a família a partir do prato e da criatividade de Claude.

OBS: As imagens são apenas ilustrativas, localizadas através da ferramenta de pesquisa de imagem do Google.

Na terceira parte desta análise irei falar sobre alguns programas de culinária produzidos aqui no Brasil. Tem programas bem legais.E se aparecerem mais alguns programas de fora do Brasil que mereçam destaque, estarei incluindo também! Até breve!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do teu texto, escreves bem! Escreves bem, deverias ter feito jornalismo como te sugeri há um tempo atrás. Quem sabe ainda dá tempo??!!! Vera