quinta-feira, 7 de abril de 2016

Nossa primeira entrevista!

Amigos do nosso blog, boa noite!

Como divulguei no Facebook, hoje temos a alegria de colocar em prática mais uma das idéias que levaram a criação deste blog. O "Amigos" do nome usado no blog remete a várias possibilidades, seja cozinhar com um amigo, seja entrevistar um amigo, seja juntar as duas opções anteriores, ou então fazer um novo amigo descobrindo novidades sobre culinária e divulgando no blog. Ou alguma outra possibilidade ainda a surgir....

Nossa primeira entrevista foi realizada com o médico Jauru Freitas, porto-alegrense radicado no Rio de Janeiro, criador do Club da Beleza e do projeto Doutores da Beleza (http://www.clubdabeleza.com).
Mas, médico em blog de culinária? qual sentido? Leiam e descubram, aproveitem!

BLOG: Fale um pouco de você:
ENTREVISTADO: Me chamo Jauru Freitas, sou natural de Porto Alegre, vivo atualmente no Rio de Janeiro, médico, dermatologista, proprietário e Chef do Le Chef, um quiosque Bistrô que fica localizado na Praia da  Barra da Tijuca.

BLOG: Em que momento a gastronomia passou a fazer parte de sua vida?
ENTREVISTADO: Quando fui morar num antigo restaurante, tive a oportunidade de usar o espaço para abrir  cozinha e começar um laboratório gastronômico para os amigos mais próximos. Dali para frente o sabor falou mais alto.   

BLOG: Onde fica o Le Chef?
ENTREVISTADO: O Le Chef está hoje montado num quiosque à beira mar, na praia da Barra da Tijuca.
BLOG: Fale um pouco sobre a idéia e criação do Le Chef:
ENTREVISTADO: Le Chef, significa o Chef. Aconteceu por conta dos jantares com convidados nas sextas,  onde eu convidava outros cozinheiros e cada um deles fazia uma parte do jantar. Como um deles era de Paris e esqueceu meu nome, na hora me chamou de  Le Chef. Dali para frente pegou.

BLOG: Como são escolhidos os pratos do cardápio?
ENTREVISTADO: Nosso cardápio tem base na cozinha francesa, portanto, porções individuais montadas com criatividade, estética e sabores sempre harmonizados com vinhos ou demais bebidas de ocasião. Entretanto, minha formação em gastronomia é pela ALMA, Scuola Internazionale de Cucina Italiana, onde aprofundei os estudos da cozinha Itálica e Mediterrânea.
Sou gaúcho e com orgulho aprendi desde pequeno a fazer um bom churrasco, isso não ficou de fora, uso a cozinha como laboratório, experiências e inspirações são testadas, logo, tudo que tiver sabor e for saúdavel pode virar um belo prato!

BLOG: Onde a medicina e a culinária se encontram? É possível conciliar?
ENTREVISTADO: Há centenas de anos um homem chamado Hipócrates, que mais tarde recebeu o título honorífico de “pai da medicina” disse: “Que o teu alimento seja o teu remédio e, o teu remédio, o alimento”. Ficava fundamentada através deste conselho didático, uma das mais importantes ciências terapêuticas conhecidas, a TROFOTERAPIA*. Como médico sou adepto desse lema.
A culinária é uma dessas formas de medicina natural, digamos assim. Hoje já temos muitas referências de que podemos reintegrar elementos essenciais para o equilíbrio alimentar e imunológico, por exemplo. O Sabor é o desafio onde você une os dois.
Conciliar? - depende de sua motivação. Se encarar como trabalho, ambos dão trabalho. Eu tento controlar, organizando da melhor forma possível meus papéis dentro de cada um.
Até agora não deu problema tomara que continue assim! (risos)

BLOG: Quais os planos para o futuro do Le Chef? Expansão? Franquia?
ENTREVISTADO: O plano é consolidar o posicionamento do Le Chef, em tempos de crise, pensar na sobrevivência é o mais importante. Mais a frente podemos visualizar melhor os desdobramentos, mas eu vejo uma tendência inevitável de expansão.

BLOG: Nosso blog o convida a compartilhar uma receita para publicação (com foto do prato):
ENTREVISTADO:  

Lombo de Dourado ao Molho Prezzemollato (original Le Chef)



Lombo de Dourado 500g

Pimenta do Reino 1 colher de chá cheia

Salsa 1 ramos

Alho Poró  1 talo

Alho 4 dentes

Cebola Roxa  1/2

Azeite de oliva Extra vergine 50ml

Alecrim 1 ramo



Corte o lombo delicadamente ao meio e depois corte cada tira em até 4 pedaços transversalmente, espete e reserve. Pegue os ingredientes coloque no processador e bata ate ficar cremoso. Coloque os espetos em grelha a 250 graus (pré aquecido ou fogo de brasa forte). Vá suavemente temperado com um pincel os espetos.

Quando o Dourado começar a ficar  “dourado“, tá pronto !



Sirva com Budweiser gelada !




BLOG: Obrigado pela entrevista e convidamos a deixar uma mensagem para nossos visitantes:
ENTREVISTADO: Aos amigos visitantes desse blog, bem vindos! o propósito do blog está muito inteligente, a cozinha sempre foi ponto de encontro de muitas conversas boas, o Edu Toniolo soube muito bem colocar esse ponto de encontro para todos. Abraço e boas garfadas!
                                                                                          Chef Jau Freitas, Le Chef

                                                                               https://www.facebook.com/LeChefLoungeBistro



 *TROFOTERAPIA - A Trofoterapia é a formação etimológica do prefixo grego TROFO, que significa alimentação ou nutrição, seguida do sufixo latino TERAPIA, que quer dizer tratamento. A Trofoterapia então é o  tratamento pela alimentação e tem como objetivo enquadrar e proporcionar ao homem recursos encontrados na natureza para o combate de diversas doenças, transmissíveis ou não.

Nenhum comentário: