terça-feira, 19 de julho de 2016

Vida longa ao Food Truck?

Olá amigos,

Hoje resolvi escrever um pouco sobre food truck, ou caminhão de alimentos na tradução livre. 
O verdadeiro fenômeno que vem acontecendo e que parece ter um futuro promissor pela frente.
Me parece não ser uma novidade tão grande, pois na minha adolescência haviam as "topics" e "carrocinhas"  que vendiam cachorro-quente  e xis-burger no final das festas, era meio improvisado e até artesanal, porém eram lanches relativamente bons (claro, o ideal era conhecer o vendedor ou já ter experimentado o lanche antes, pois também existiam aqueles que não tinham preocupação com higiene, limpeza, etc.). Haviam carrocinhas conhecidas em cada região da cidade, como pro exemplo o cachorro do Rosário, ou o cachorro na avenida do Forte, enfim, alguns locais concorridos e outros menos badalados. Ainda hoje no centro de Porto Alegre ainda é possível encontrar algumas carrocinhas vendendo seus produtos a preços bem acessíveis.
Estamos acompanhando a nova "febre" da culinária mundial, os food truck. Confesso que conheci através da TV a cabo canal TLC, no programa "Food Truck O Desafio", que consistia em quatro duplas apresentarem seus lanches criativos para 3 jurados que experimentavam e avaliavam se os lanches seriam bem aceitos em food truck e o sabor dos mesmos. Duas duplas eram classificadas e disputavam, através da venda de seus lanches em dois dias consecutivos nas ruas de cidades dos Estados Unidos e Canadá, o prêmio para quem faturasse mais grana: um food truck novinho em folha devidamente caracterizado com o nome e logo escolhidos pela dupla. Olha, já vi de tudo neste programa: comida italiana, comida vegana, comida árabe, xis-burguer de vários sabores, tapas, cupcakes, tortillas, enfim, uma variedade de sabores criativos e diferentes. De deixar com água na boca...
No Brasil já temos o Food Truck A Batalha, na TV a cabo canal GNT, nossa versão "brasuca" do programa, só que com um formato um pouco diferente: dois chefs percorrem São Paulo e oferecerem o seu food truck para cozinheiros apresentarem suas criações e tentarem vender em locais de sua cidade, quem vender mais ganha a batalha.
Aqui em Porto Alegre já temos várias opções, como Japesca, Pueblo, Delicafé, Versão Brasileira, Destemperados, Pizzinha, etc. Inclusive em 11/02/2016 foi sancionada pela Prefeitura de Porto Alegre a lei que regulamenta a "gastronomia itinerante". Mais informações no link http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=184477&SANCIONADA+LEI+QUE+REGULAMENTA+FOOD+TRUCKS+EM+PORTO+ALEGRE
Em tempos de crise está posta mais uma opção para inovar e ganhar dinheiro, porém deve-se ter todo o cuidado, seguir legislação,  estudar mercado e cardápio a ser servido, etc.
Para terminar e deixar que nossos leitores procurem o  food truck mais próximo e experimentem as várias possibilidades que este estilo de atendimento permite, vamos falar de história? Como surgiu?
Na reportagem da Super Interessante (http://super.abril.com.br/blogs/historia-sem-fim/food-truck-saiba-como-surgiu-essa-moda/)  o ano de  1872 é apontado como sendo a primeira experiência de vendas em veículos. Walter Scott vendia sanduíches, tortas e cafés em uma carroça. Na década seguinte apareceram as primeiras carroças adaptadas para servir comida criadas por Thomas H. Buckley. E a partir daí, principalmente nos Estados Unidos, as crises e demais oscilações trouxeram a modernização dos caminhões para melhor atender seus clientes. No Brasil o ano de 2012 é considerada a data de aparecimento do food truck, na cidade de São Paulo, com um estilo mais gourmetizado, explorando qualidade e comidas variadas.
Aqui no Blog estaremos informando datas dos próximos eventos com participação de food truck.
Até a próxima!


Nenhum comentário: