quinta-feira, 21 de abril de 2016

Nossa segunda entrevista: Um gaúcho em Brasília - com receita!

Um gaucho em Brasilia:
Tenho um colega de Correios (aliás, não sei comentei anteriormente, mas para quem não sabe sou funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos) de nome Carlos Bento. Casado e pai de duas filhas. Ele morava em Canoas, cidade da grande Porto Alegre e trabalhava conosco no prédio sede dos Correios na capital gaúcha. Uma promoção, muito justa diga-se de passagem, o levou a morar e trabalhar na capital do país, Brasília. 
O Bento também gosta de pilotar o fogão e é com ele nossa segunda entrevista do Blog.
Curtam abaixo:

BLOG: Fale um pouco sobre a culinária que você encontrou em Brasília:
ENTREVISTADO: Pode-se dizer que a culinária de Brasilia é uma mistura de muitas regiões, pois aqui em Brasilia você encontra desde o famoso Arroz com Pequi, fruto tipicamente do cerrado e de sabor forte, muito marcante, até o famoso Tutu à Mineira. Carne de Sol, Pão de Queijo, Peixe tilápia, Cuz Cuz, Tapioca entre outras.    

BLOG: Quais as diferenças básicas em termos gastronômicos em comparação com o Sul?
ENTREVISTADO: Uma das diferenças que eu percebo aqui, referente a culinária é o uso exacerbado do Coentro no tempero das comidas. Outra característica é a de que as pessoas comem muito nas barracas na beira da estrada, nos quiosques improvisados que são montados perto dos parques, estação de metrô... as pessoas tem o costume de comprar quentinhas (marmita) na rua.
Além disso:
·            O feijão preto não é muito consumido aqui;
·           É servido nos restaurante como cortesia leite com canela, em alguns casos substitui o cafezinho, também em alguns restaurante é servido como cortesia pedaços de rapadura,
·        Toma-se muito caldos (sopa) comercializado nas padarias e comércio alimentício em geral e também servido em aniversários...
·             O nosso famoso cacetinho aqui chama-se pãozinho de sal;
·        Nos restaurantes você não encontra sobremesa incluída no almoço, quando tem é adquirida separadamente;
Existem muitas coisas e costumes diferentes do Sul... 

BLOG: Seguido você publica fotos de seus pratos no Facebook. Como surgiu este gosto pela culinária?
ENTREVISTADO: O gosto pela arte de cozinhar já veio desde pequeno e sempre aprendi através da observação e experimentos...
Eu penso que ir para um espaço onde se produz e se constrói um prato de alimento é ir além de nossos limites é estabelecer uma relação intima com aromas, paladar e apresentação do prato às pessoas para as quais você está elaborando a comida. Desde um simples preparo de sucos naturais até  belo churrasco árabe, por exemplo.   

BLOG: Quais ingredientes não podem faltar em seus pratos?
ENTREVISTADO: Nos pratos salgados, alho, cebola, tomate, noz-moscada, azeite de oliva, tempero verde, manjericão, folhas de louro e muito pouco sal.

BLOG: Existe algum cuidado especial ou algum ingrediente que não faça parte de sua alimentação diária?
ENTREVISTADO: Bom, por não poder comer, não utilizo pimentão nos preparos de comidas.
Tento tomar um cuidado especial para colocar ervas aromatizantes, apenas no final do da preparação dos alimentos, para que as mesmas não tirem o sabor do ingrediente principal, a ideia é apenas aromatizar.  



BLOG: Gostaríamos que compartilhasse conosco uma de suas receitas preferidas:

ENTREVISTADO:  A receita que quero apresentar é o churrasco árabe, uma receita que aprendi com um grande amigo estrangeiro, que hoje é naturalizado brasileiro.



CHURRASCO ÁRABE


INGRIDIENTES:

1kg de Carne de Músculo – (solicitar ao açougueiro para fazer guisado, passar duas vezes no moedor e logo após misturar com a gordura)

200 gramas de Gordura - (solicitar ao açougueiro para passar duas vezes a gordura no moedor e logo após misturar com a moída e passar mais uma vez no moedor) Cuidado para não se colocar pelanca em vez de gordura.

Açafrão em Pó

4 Cebolas de tamanho médio
Sal a gosto – sugestão (uma tampa de vidro de maionese)
Pimenta do Reino
MODO DE PREPARO:
Triturar a cebola no liquidificador e misturar todos os ingredientes em um recipiente até dar liga, a massa deve ficar homogênea e firme, para podermos modelarmos no espeto de churrasco e/ou espeto de madeira.
Recomenda-se espeto de churrasco (chato) básico para possibilitar uma melhor aderência da carne no mesmo.
Então preparamos um prato fundo com agua para umidificar a mão quando modelarmos a carne envolta do espeto...
Pega um punhado de carne na mão para que possa cobrir uns 15 cm do espeto, essa camada não deve ficar muito espeça, para evitar que a carne caia do espeto quando levado ao fogo.
A distância do espeto entre a brasa deve ser em torno de 15 a 20 cm e deve ser virado rapidamente e constantemente até ficar assado.
Depois de assado retirar do espeto e servir ainda quente. Recomenda-se que se coloque todos em uma panela térmica até que todos fiquem prontos.
Servir acompanhado de salada verde mista, e arroz branco.....
Obs: A receita pode ser modificada proporcionalmente para maior ou menor quantidade.

                                                          Ingredientes utilizados:
 
 
 

                                                    Iniciando a mistura dos ingredientes
                                               Moldando a carne nos espetos de madeira


                                                       Após prontos, só degustar!!!


BLOG: Agradecemos a participação e fique a vontade para uma mensagem aos nossos leitores

ENTREVISTADO: Falar da arte da gastronomia na minha percepção é muito simples, basta apenas deixar fazer com amor e simplicidade, e potencializar a alquimia dos ingredientes, que cada um de nós carrega e transforma ao longo de nossas vidas.... 

#ficaadicamelhoreslugaresparasecomerembrasilia:

Restaurantes:  Talher Brasil, Divino Fogão, Caminhos de Minas, Fogo do Galpão, Salad Bowl - Fresh Food,  Vila Verde, Potiguar Caldos

Nenhum comentário: