sábado, 2 de abril de 2016

Programas de culinária - primeira parte



Hoje vou escrever um pouco sobre programas de culinária.



Dentre as poucas coisas que assisto na televisão (futebol, NBA, programas infantis e alguns shows também fazem parte desta pequena lista), os programas culinários tem tido um espaço cativo na minha agenda.

Os momentos após trabalho, para relaxar, para “desligar” um pouco o cérebro, acabo curtindo alguns programas que listo abaixo, pois se vocês quiserem ter a experiência de conhecer pratos novos, competições que mesclam rapidez com talento e ter dicas e idéias, aqui está um bom um início.



O melhor de tudo é que, basicamente, os programas se resumem praticamente em dois canais, o TLC (canal 52 ou 552 da Net) e o GNT (canal 41 também da Net). O tempo verbal das análises é o passado pois podem ser que algum dos países já tenha encerrado o seu Masterchef e ainda não tenha começado nova temporada:


                                       fonte da imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/MasterChef

- Masterchef: talvez seja o mais conhecido de vocês, até porque temos o programa brasileiro, chamado Masterchef Brasil. A grande surpresa para muitos é que existe Masterchef em outros países, com a mesma base de programa, porém com algumas características que os diferenciam entre si:



            - Masterchef Austrália: o programa onde os jurados mais se preocupam em ensinar detalhes culinários aos participantes para que eles façam o diferencial na cozinha. Eles preparam pratos, apresentam dicas, os participantes provam, chef’s renomados também apresentam suas especialidades com riqueza de detalhes. Geralmente estes mesmos chef’s ajudam a avaliar aquilo que os participantes produzem. Os destaques durante as avaliações recebem desde imunidade em provas até passeios a restaurantes premiados e onde são agraciados com novos aprendizados e almoçam ou jantam nestes lugares;



             - Masterchef Canadá: este é um dos que menos acompanhei, me chamou a atenção que os jurados são os mais sérios, com perfis bem diferenciados, um deles até de cabelos azuis, kkkk (o que não significa nada de relevante....). Dos episódios que assisti, lembro que havia um foco na reprodução de pratos de chef’s convidados;



                - Masterchef México: programa que explorava bastante a culinária do país, com temperos (carro chefe: pimenta de vários tipos) e pratos típicos, sendo utilizados nas competições de reprodução ou inovando para um perfil mais “chef” de degustar. O trio de jurados era composto por um “jurado mal” sempre carrancudo e que implicava com alguns participantes, um jurado que mantinha certo mistério e reagia das maneiras mais inesperadas quando analisava os pratos servidos e, finalmente, a jurada sorridente, de bem com a vida, que mesmo na pior apresentação e sabor, fazia a crítica da forma mais delicada possível, a típica “mãezona”. Destaque para a participação de uma religiosa, irmã Flor.



                - Masterchef Colômbia: Também um dos bons programas que assisti. Jurados críticos, porém quando os pratos estavam realmente bons o elogio era podia "estar no cardápio do meu restaurante". Neste programa lembro de uma prova para escolha de quem ia para a prova de eliminação (eram 3 participantes) bem diferente, que consistia em receber ingredientes principais pré-escolhidos em disputas de identificar temperos através do olfato, escolher os ingredientes que iriam contemplementar o prato. Daí a cada 30 minutos, os partiicpantes trocavam de mesa, tendo que continuar a preparação do outro. Após passarem pela mesa dos outros dois, acabam voltando a sua receita, porém a mesma já havia sido mudada, por isso deveria ter criatividade para continuar e teminar a tempo de apersentar aos jurados.

                - Masterchef Estados Unidos:  Programa que trabalhava com vários tipos de culinária, também havia bastante disputa com receitas de sobremesa, o que era uma dificuldade para alguns dos participantes (é interessante observar que as receitas salgadas são de maior dominio entre os partiicpantes deste e dos outros Masterchef, o que acabava se tornando vantagem para aqueles que tinham algum conhecimento em bolos, mousses, etc.) . Destaque para a presença do chef Gordon Ramsey entre os jurados, chef este que apresenta os programas Hells Kitchen e Kitchen Nightmare. 

                - Masterchef Argentina:  Programa interessante, com jurados que também não ensinavam muitos aos participantes, apenas nos monentos de apresentação dos pratos eles davam as dicas. mas ai parecia meio tarde demais, a eliminação de alguns estava eminente, kkk. Em alguns momentos o program tinha um apelo meio dramático lembrando o tango, apelando para um toque afetivo, recuerdos de familia, como em uma prova em grupo onde os degustadores eram familiares deles, ocorreram lágrimas, abraços e comoção.Também apareciam para apresentar pratos e participar da avaliação diversos chefs argenticonvidados.

                Alguns destes programas estão em sua fase de Masterchef Junior, ou seja, crianças entre 8 a 13 anos se enfrentando. Não tenho acompanhado pois, particularmente, não gosto de programas de escolher melhor e que tenha eliminação com os pequenos, não sei explicar o porquê, mas não gosto. Talvez um dia consiga transformar em palavras esta aversão que tenho a estes programas.

Nenhum comentário: