domingo, 3 de abril de 2016

Galeto de Confraternização - Nossa Senhora da Paz

Boa noite, amigos!

Sou paroquiano da Paróquia Nossa Senhora da Paz, para quem conhece Porto Alegre fica na  Rua Professor Cristiano Fischer, bem próximo da Avenida Protásio Alves. Pois esta Paróquia faz parte da minha vida desde o meu batizado, passando por comunhão, crisma, CLJ, ONDA, casamento, batizado da filha, ECC enfim, vários momentos bem marcantes ocorreram lá.Também várias amizades que permanecem até hoje.
Participo de algumas atividades até hoje. Uma delas é o galeto de confraternização, um almoço realizado em alguns domingos do ano para as pessoas se reencontrarem, conversarem e darem uma "folga" aos cozinheiros em casa.
Hoje participei na parte de assar o galeto e preparar a polenta (o galeto servido é composto de  coxas e sobrecoxas e acompanha polenta com molho (vermelho com galinha desfiada) e saladas (maionese, cenoura, tomate, repolho).
Foram 180 kg (mais ou menos 900 pedaços entre coxas e sobrecoxas). Estes pedaços foram comprados  temperados, mas a equipe (éramos cinco assadores ao todo) decidiu dar mais uma reforçada com uma salmoura composta de sal, orégano e pimenta, para dar um toque mais forte ao tempero. Modéstia a parte, ficou muito bom.
O frango tem um segredo para ser assado, talvez muitos já saibam, mas o fogo deve ser brando para que asse de forma coesa, sem queimar por fora e ficar cru por dentro. E é nesta parte que muitos erram, colocar o galeto no fogo forte. É necessário esquentar bem a churrasqueira para depois só administrar. A quantidade assada nos obrigou a assar uma parte, tirar do fogo, colocar em isopor com papel alumínio, para depois, se preciso, dar uma esquentada para servir aos presentes.

Algumas fotos da missão realizada na churrasqueira:

A preparação: espetar enquanto o fogo inicia              

 Uns espetos adiantados, outros iniciando.












E o trabalho vai fluindo..
 As 3 churrasqueiras da Paróquia ocupadas.

 O amigo e colega de lida, Aroldo.













Os primeiros prontos.












Registrei a minha participação na polenta, mas confesso, não é minha especialidade. Mexer o panelão não é para qualquer um...tem o ponto certo, não deve grudar no fundo para não queimar, devemos acrescentar água aos poucos, regular fogo, enfim, foi uma experiência muito boa e cansativa. Mas o resultado ficou bom.





Nenhum comentário: